segunda-feira, 23 de março de 2015

D&D Vilões Icônicos - Tiamat


Tiamat é a rainha dos malignos dragões cromáticos, e a própria personificação da ganância e inveja. Ela possui cinco cabeças, uma para cada espécie de dragão cromático clássico (vermelho, branco, azul, verde e negro), cada uma com os poderes representativos de cada cor. Seu corpo é uma mistura das formas das cinco espécies de dragão por ela representadas e sua cauda é similar a de um wyvern, terminando em um longo ferrão venenoso. Quando assume uma forma humanoide ela é descrita como uma feiticeira humana de longos cabelos negros. Cada cabeça tem seu próprio cérebro, intelecto e personalidade, mas as cinco não discutem entre si, e todas elas compartilham os mesmos objetivos. E a única meta de interesse imediato para Tiamat é encontrar uma maneira de escapar de sua prisão nos Nove Infernos, onde foi confinada pelos poderes maiores para que não causasse estragos sobre o mundo.

No despertar do terceiro cataclismo, os deuses recuaram e deixaram seus adoradores mortais para governar seus próprios destinos. Isso abriu as portas para o retorno de Tiamat. Reunidos pelo Culto do Dragão, os dragões malignos da Costa da Espada forjaram uma aliança poderosa visando um objetivo extremamente ambicioso e em comum entre eles. Os cultistas veem a Rainha dos Dragões como a arma imparável que eles precisam para alcançar a supremacia total dos dragões e forjar um poderoso império draconiano, como não tem sido visto a milênios.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

TÍTULOS: A Rainha Dragão, A Dama Sombria, A Rainha do Caos, Rainha dos Dragões Cromáticos, A Rainha Imortal, A Criadora dos Dragões Malignos, A Dragão Cromática, Arqui-demônio, A Avarenta, A Perdição de Bahamut.
BASE DE OPERAÇÕES: Os Nove Infernos/Avernus.
ÚLTIMAS APARIÇÕES: Costa da Espada, Avernus
SEXO: Feminino
RAÇA: Divindade Menor
NASCIMENTO: ???
ALINHAMENTO:  Caótico e Mal
IDIOMAS: Comum, Dracônico e Infernal
PANTEÃO: Faerûniano, Draconico e Untheric 
STATUS ATUAL: Ativa. Em seu Reino no Primeiro Círculo do Plano Infernal de Avernus. 


ESTATÍSTICAS 5E

REFERÊNCIA: Rise of Tiamat/Pg 92
TAMANHO: Corruptor Colossal
NÍVEL DE DESAFIO: 30 (155.000 XP)
INICIATIVA: +0 
CLASSE DE ARMADURA: 25 (armadura natural)
PONTOS DE VIDA: 615 (30d20 + 300)
VELOCIDADE: 60 Pés/18 Metros/12 Quadrados, em Voô 120/36 Metros/24 Quadrados
ATRIBUTOSFOR 30 (+10) DES  10 (+0) CON 30 (+10) INT 26 (+8) SAB 26 (+8) CAR 28 (+9)
PROFICIÊNCIA: +6
TESTES DE RESISTÊNCIA: FOR+19, DES +9, SAB +17
PERÍCIAS: Arcanismo +17, Percepção +26, Religião +17
PERCEPÇÃO PASSIVA: 36
IMUNIDADES A DANO: Ácido, Frio, Fogo, Trovejante, Veneno; Espancamento, perfuração e corte de ataques não mágicos.
IMUNIDADES A CONDIÇÕES: Cegueira, Encantamento, Surdez, Medo, Envenenamento, Atordoamento.
SENTIDOS: Visão no Escuro 60 metros, Visão Verdadeira 36 metros. 
PATRÃO DE ATAQUE: Tiamat pode usar sua Presença Assustadora (Ver Abaixo). Ela então faz três ataques: dois com suas garras e um com sua cauda.
JOGADAS DE ATAQUE: Garra: Ataque conta como arma mágica corpo a corpo: +19 para acertar, alcance 5 metros, um alvo. Acerto: 24 (4d6 + 10) de dano cortante. Rabo: Ataque conta como arma mágica corpo a corpo: +19 de acerto, alcance de 25 pés, um alvo. Acerto: 28 (4d8 + 10) de dano perfurante.

PODERES

Desincorporação: Quando Tiamat cai para 0 pontos de vida ou morre, seu corpo é destruído, mas sua essência viaja de volta para seu domínio nos Nove Infernos, e ela é incapaz de assumir a forma física por um tempo.

Magia Inata: Tiamat pode lançar naturalmente o seguinte feitiço, sua habilidade de lançar feitiços é Carisma (salvamento de feitiço CD 26):

- Palavra Divina: (3/dia)

Resistência lendária (5/dia): Se Tiamat falhar em um teste de resistência, ela pode escolher ter sucesso.

Imunidade Mágica Limitada: A menos que deseje ser afetada, Tiamat é imune a feitiços de 6º nível ou inferior. Ela tem vantagem em testes de resistência contra todos os outros feitiços e efeitos mágicos.

Armas Mágicas: Os ataques corpo a corpo de Tiamat são considerados como o de uma arma mágica para efeitos de resistência e imunidade.

Várias Cabeças: Tiamat pode realizar uma reação por turno, em vez de apenas uma por rodada. Ela também tem vantagem em testes de resistência contra ser nocauteada. Se ela falhar em um teste de resistência contra um efeito que atordoaria uma criatura, uma de suas ações lendárias não utilizadas é gasta.

Regeneração: Tiamat recupera 30 pontos de vida no início de seu turno.

Presença assustadora: Cada criatura da escolha de Tiamat que está a 240 pés de Tiamat e ciente dela deve ser bem-sucedida em um teste de resistência de Sabedoria CD 26 ou ficará assustada por 1 minuto. Uma criatura pode repetir o teste de resistência no final de cada um de seus turnos, encerrando o efeito sobre si mesma com um sucesso. Se o teste de resistência de uma criatura for bem-sucedido ou o efeito terminar para ela, a criatura é imune à Presença Assustadora de Tiamat pelas próximas 24 horas.


AÇÕES LENDÁRIAS

Tiamat pode realizar 5 ações lendárias, escolhendo uma das opções abaixo. Apenas uma ação lendária pode ser usada por vez e apenas no final do turno de outra criatura. Tiamat recupera as ações lendárias gastas no início de seu turno.

As opções de ação lendárias de Tiamat estão associadas a suas cinco cabeças de dragão (uma mordida e um sopro para cada uma). Depois que Tiamat escolhe uma opção de ação lendária para uma de suas cabeças, ela não pode escolher outra associada a essa cabeça até o início de seu próximo turno.

Mordida: Ataque com arma corpo a corpo: +19 para acertar, alcance 20 pés, um alvo. Acerto: 32 (4d10 + 10) de dano cortante mais 14 (4d6) de dano por ácido (cabeça de dragão negra), dano por raio (cabeça de dragão azul), dano por veneno (cabeça de dragão verde), dano de fogo (cabeça de dragão vermelha) ou dano frio (cabeça de dragão branco).

Cabeça do Dragão Negro: Respiração ácida (custa 2 ações). Tiamat respira ácido em uma linha de 36 metros de largura. Cada criatura nessa linha deve fazer um teste de resistência de Destreza CD 27, recebendo 67 (15d8) de dano de ácido em um teste falhado, ou metade do dano em um teste bem-sucedido.

Cabeça de dragão azul: Respiração relâmpago (custa 2 ações). Tiamat respira relâmpagos em uma linha de 36 metros com 3 metros de largura. Cada criatura nessa linha deve fazer um teste de resistência de Destreza CD 27, recebendo 88 (16d10) de dano por raio em um teste falhado, ou metade do dano em um teste bem-sucedido.

Cabeça do Dragão Verde: Respiração Venenosa (custa 2 ações). Tiamat respira um gás venenoso em um cone de 30 metros. Cada criatura naquela área deve fazer um teste de resistência de Constituição com CD 27, recebendo 77 (22d6) de dano por veneno em uma falha de resistência, ou metade do dano em uma resistência bem-sucedida.

Cabeça de dragão vermelha: Bafo de fogo (custa 2 ações). Tiamat respira fogo em um cone de 30 metros. Cada criatura naquela área deve fazer um teste de resistência de Destreza CD 27, recebendo 91 (26d6) de dano de fogo em uma falha de resistência, ou metade do dano em uma resistência bem-sucedida.

Cabeça de Dragão Branco: Respiração Fria (custa 2 ações). Tiamat respira uma rajada de gelo em um cone de 30 metros. Cada criatura naquela área deve fazer um teste de resistência de Destreza CD 27, recebendo 72 (16d8) de dano de frio em um teste falhado, ou metade do dano em um teste bem-sucedido.



TRAÇOS E PERSONALIDADE

Tiamat é arrogante, gananciosa, odiosa, rancorosa e vaidosa. Ela nunca perdoou qualquer tipo de desprezo e sempre apreciou a companhia de dragões machos, tendo muitos consortes de diversas variedades cromáticas. Ela está sempre focada em obter cada vez mais poder e riqueza, mas prefere que seus seguidores o tragam para ela na forma de presentes, ao invés de procurar por tesouros por conta própria. Ela desdenha dos mortais, considerando-os meros instrumentos descartáveis ​​em seus esquemas.Quando necessário, ela é charmosa e encantadora, mas sua personalidade egoísta e reptiliana a traí mais cedo ou mais tarde. Somente depois de ter experimentado uma mortalidade relativa como uma arqui-demônio, ela se tornou não só menos imprudente, mas também extremamente paranóica.



A TIAMAT MITOLÓGICA 

Na religião mesopotâmica, ela é um monstro do caos, uma deusa primordial que, através de sua união com Abzûl (deus da água fresca), deu origem aos deuses jovens. Tiamat era representada como uma serpente marinha ou um dragão (que só tem uma cabeça, nada de cinco cabeças aqui) e era vista sob dois pontos de vistas antagônicos: a pacífica criadora do universo e a personificação do caos primordial.



TIAMAT NO D&D

Mas indo ao que interessa, em nosso querido hobby, Tiamat é a poderosa deusa-rainha dos dragões cromáticos e uma das vilãs mais icônicas do Dungeons and Dragons. Vejamos como a retrataram ao longos das suas edições:

D&D 1ª Edição (1974-1976): Ela foi introduzida no suplemento Greyhawk (1975) e era conhecida apenas como "Rainha dos Dragões" e "O Dragão Cromático".

AD&D 1ª edição (1977-1988): Ela apareceu no primeiro Monster Manual (1977) e enfim recebeu seu nome e sua primeira alcunha: Tiamat, o dragão cromático, rainha dos dragões malignos. No artigo Nine Hells Part I, que saiu na Dragon #75, Ed Greenwood a descreveu como governante de Avernus, o primeiro Inferno. Uma curiosidade bacana para os mestres é que no módulo H4 The Throne of Bloodstone, Bahamut (deus-rei dos dragões metálicos) conta para os personagens jogadores que a Varinha de Orcus (príncipe demônio dos mortos-vivos) só pode ser destruída se for banhada com o negro e abominável sangue negro do coração de Tiamat.

AD&D 2ª edição (1989-1999): Tiamat foi detalhada como divindade e teve sua igreja descrita no suplemento Monster Mythology (1992). Entretanto desde 1990 ela já era considerada uma divindade, ainda que apenas no cenário Forgotten Realms. Em 1996 ela foi incluída na cosmologia de Planescape através do suplemento On Hallowed Ground. Além disso ela também apareceu nas páginas da Dragon e no suplemento The Cult of the Dragon (1998).

D&D 3.0 (2000-2002): Ela apareceu em um dos previews da terceira edição na Dragon #272 e esse material foi revisto no suplemento Manual of the Planes (2001). Em 2002 ela retorna ao panteão de Faerun no suplemento Faiths and Pantheons, apesar de já ter sido brevemente citada como divindade no Defenders of the Faith (2000). Ela é, então, expandida em 2002 no Deities and Demigods.

D&D 3.5 (2003-2007): Aqui tivemos muita coisa sobre Tiamat. Sua igreja e seu papel como divindade dracônica foi detalhada nos suplementos Draconomicon: The Book of Dragons (2003), Complete Divine (2004) e Races of the Dragon (2006). Enquanto isso, o suplemento Fiendish Codex II: Tyrants of the Nine Hells (2006) amplia o seu papel nos Nove Infernos.

D&D 4ª edição: Na 4e ela passou a compor o panteão do cenário básico da edição e foi melhor detalhada, ganhando até mesmo uma ficha, no suplemento Draconomicon: Chromatic Dragons (2008).

D&D 5ª edição: A Rainha dos Dragões retorna na 5e para enfim mostrar todo o seu poder. Ela é a principal antagonista da primeira saga lançada nessa edição; A Tirania dos Dragões. Dividida em dois arcos; O Tesouro da Rainha Dragão e A Ascensão de Tiamat, essa aventura coloca os jogadores contra o sinistro Culto do Dragão e sua missão de trazer de volta a perigosa deusa dos dragões cromáticos aos Reinos Esquecidos.



APRISIONADA NOS NOVE INFERNOS 

A Queda de Tiamat:
 Muitas teorias tentam explicar a razão pela qual a deusa dos dragões cromáticos está aprisionada nos Nove Infernos. A explicação mais aceita é que Io, deus primordial dos dragões, criou três entidades dracônicas: Vorkel, Bahamut e Tiamat. Esta, teria matado seu irmão mais velho (Vorkel) e tentou incriminar o Dragão de Platina (Bahamut) por isso, porém Io percebeu as enganações de sua filha e a baniu do Plano Material Primário.

O Covil de Tiamat: Estende-se por um vasto conjunto de colinas e altas montanhas próximas a um pilar, feito com as atormentadas cabeças dos mentirosos, e um poço de vermes. As únicas formas de se alcançar a caverna de Tiamat é voar sobre o asqueroso poço ou nadar por ele. Nesta caverna está o principal portão para o Segundo Inferno, entretanto para alcançá-lo é preciso passar pela Câmara da Ganância, onde numerosos tesouros amaldiçoados compelem os fracos de coração a roubá-los. Dentre as muitas câmaras deste gigantesco complexo destacam-se aquelas que abrigam Tiamat e seus cinco dragões cromáticos anciões.

Um fato no mínimo curioso é que no cenário básico da 4e, após ela invadir Tytherion, reino de Zehir, ela conquistou as cavernas subterrâneas e forçou a Serpente da Meia-Noite, alcunha pela qual o deus dos venenos é conhecido, a abandonar seu covil e se refugiar na superfície, onde ele teve tempo para organizar seus devotos e preparar seu exército. Agora Tiamat vive no subterrâneo, onde Zehir mais gosta de estar, e ele está na superfície, onde Tiamat gostaria de estar. Entretanto nenhum dos dois deuses aceita negociar e o clima de guerra é constante. Apesar dessa história, ela continua habitando o primeiro Inferno em Forgotten Realms desde a 4ª edição.

Relações com o Panteão: Como já citado acima, Tiamat é cria de Io, deus criador dos dragões e seu irmão, Bahamut, é seu principal e eterno rival. Em Avernus, primeira camada de Baator, como também são conhecidos os Nove Infernos, ela comanda três baatezu nobres, povo de Baator ou diabos. Maphas, que comanda 40 legiões de abishai (diabos que se assemelham em forma a dragões humanoides); Amduscias, que comanda 29 legiões de abishai; e Goap, que comanda 3 legiões de erynies (anjos caídos). Além disso ela possui cinco seguidores máximos: um dragão cromático ancião de cada uma das cores clássicas.

Periodicamente ela entra em embates com Marduk, de Arcadia, e Bahamut, sua contraparte leal e boa. Heironeous e Moradim também são seus inimigos declarados. Apesar de afirmar que não precisa de aliados, Tiamat possui acordos com Bel, lorde do primeiro Inferno, e com algumas poucas divindades malignas. Na quarta edição, Tiamat está em constante batalha com Zehir, maligno deus da escuridão e venenos, desde que ela invadiu seu reino: Tytherion.

A IGREJA DE TIAMAT

Dogmas: Ela é uma deusa gananciosa, vaidosa e arrogante que personifica a força dos dragões malignos. Seus objetivos são espalhar a maldade, destruir as forças do bem e a prosperidade de seu povo e ela jamais esquece uma desfeita/desrespeito. Apesar de eventualmente ser responsável por grandes chacinas, seus principais estratagemas são sutis e de difícil detecção, o que a levou a ser constantemente comparada a um titereiro que, na escuridão, manipula suas crias.

Clero: A igreja de Tiamat segue uma rígida hierarquia, que começa na casta dos Zeladores do Cálice de Cobre e segue na ordem de importância: Defensores do Escudo de Prata, Guardas da Armadura de Eléctrum, Guardiões do Cetro de Ouro, Protetores da Coroa de Platina, Escamas do Ancião Branco, Chifres da Besta Negra, Asas do Colosso Verde, Presas do Diabo Azul, Sopro da Devastação Rubra e Escama das Trevas (posto máximo). As principais atividades dos servos da Rainha dos Dragões é acumular tesouros e minar outras igrejas. Existem dois rituais importantes para a ordem: Tithing, que consiste no rito de oferenda de tesouro para a deusa; e o Rito de Respeito, onde um servo não-dragão realiza um complicado cerimonial em honra a um dragão cromático (que deve estar presente).

Templos: São construídos em covis abandonados de dragões e são repletos de riquezas, que servem de oferendas para Tiamat, e armadilhas, para afastar os hereges e infiéis.


O primeiro arco oficial de aventuras dessa nova edição de D&D abordará justamente o fato de sua igreja estar em busca de uma maneira de libertarem a deusa dragão de sua prisão infernal, confira essa mega saga que reunirá todas nossas campanhas aqui no The Sundering Tales.

0 comentários:

Postar um comentário