domingo, 7 de junho de 2015

The Sundering Tales - Sejam Bem Vindos!


Por séculos, o mundo de Forgotten Realms tem sofrido catástrofes após outra. Desde o Tempo das Perturbações, passando pela Praga Mágica, até a calamidade conhecida como “A Separação” ou “O Terceiro Cataclismo”, o mundo vem sendo constantemente abalado e reformulado, lançando deuses, reinos e governantes numa espiral de sobrevivência, ascensão e declínio, remodelando não só sua geografia ou estruturas de poder, mas tudo da forma que era conhecida até então.

Nossas histórias nesse site, contam a jornada de diferentes grupos de aventureiros, sobreviventes em meio ao último desses grandes eventos, onde os deuses foram jogados no caos da promessa de um novo acerto de contas, os mundos “gêmeos” foram novamente separados e a teia da magia está novamente tecida.

Agora mais do que nunca, esse mundo  precisa de heróis para garantir que uma nova era amanheça luminosa e cheia de esperança, onde o bem ainda possa brilhar como um farol diante do grande mal que se anuncia...

Vocês estão prontos?



SEJAM BEM VINDOS!

Saudações a todos! Sejam bem vindos a esse humilde espaço onde tentamos constantemente reunir toda e qualquer informação sobre o espetacular sistema de fantasia medieval de Dungeons & Dragons, agora em sua renovada Quinta (e pra mim definitiva) Edição. Espaço esse, onde também dividiremos com vocês nossas inúmeras criações autorais e "licenças poéticas", além de toda bagagem que reunimos ao longo dos anos nesse fantástico mundo do RPG e dentro de um de seus principais cenários; Forgotten Realms

Somos um grupo formado por três mestres de jogo que se revezam na narrativa e treze jogadores de experiência variada, que atualmente estão distribuídos em quatro campanhas de D20 5a. Edição, sendo que três delas são situadas em Forgotten Realms e a quarta, é um "playtest" para um cenário totalmente autoral.

O Blog nasceu da necessidade de referência sobre as novas regras, classes, magias e equipamentos para quinta edição. Havia pouco material traduzido e nem todos os jogadores tinham acesso a elas. A simples criação de personagem era um martírio (principalmente para os iniciantes, ou melhor dizendo, para os mestres, que acabavam por montar todas as fichas rs!). Percebemos com o passar do tempo, que a autonomia do grupo e o dinamismo das campanhas melhorou exponencialmente após o blog, que em poucos cliques resolvia duvidas e questões do tipo; "o que essa magia faz?", "quanto custa um isso?" ou "isso concede vantagem?". 

Dividir nossas experiências, criações e aventuras no blog, era uma ideia que se limitava apenas aos mestres a fim de criar um grande "plot" unido por todas as diferentes campanhas que se encaixavam e deixavam o cenário cada vez mais vivo, e para jogadores, para se situarem no dia dos jogos e saberem um pouco mais das campanhas uns dos outros. Mas aos poucos, pelo fluxo e feedback, percebemos que estávamos ajudando outros grupos e mestres a colocarem nos trilhos suas campanhas, e resolvemos incluir informações que serviriam tanto para nosso pessoal, quanto para o de vocês. Vimos que nossas historias malucas poderiam servir como referência e inspiração para outros grupos, e aos poucos os pequenos textos com parcas informações começaram a ser constantemente revisados e cada vez mais ganhavam corpo e eram adiados para serem postados com maior capricho. 

Com esse espirito de tornar nossas aventuras e experiências cada vez mas vívidas e divertidas, ajudando tanto o nosso grupo de jogadores, como o de vocês, é que o The Sundering Tales nasceu e continua sendo atualizado dia a dia.


THE SUNDERING TALES?

Em meados de 1995, eu já sabia o que era rpg, já tinha jogado vários livros da série Aventuras Fantásticas, como "A Cidadela do Caos", "O Feiticeiro da Montanha de Fogo", "A Cidade dos Ladrões", "Desafio dos Campeões", entre outros. Já tinha me aventurado no mundo de Titan, passado pelo Porto de Blacksand e enfrentado Zanbar Bone e Xortan Throg. Mas nada mexeu mais comigo do que quando vi pela primeira vez o kit de RPG do Firt Quest, que na época era vendido (pasmem) na maioria das bancas de jornal. Ele vinha com miniaturas, dados, mapas, escudo, cd dublado, encartes e fichas coloridas, além de livros de aventuras, de regras para AD&D, e dois deles detalhando os heróis e o cenário de Forgotten Realms 2a Edição, tudo em português, foi amor a primeira vista.

Todo quele material, histórias e possibilidades faziam minha imaginação fervilhar; Não larguei aquilo por semanas, lia os livros e escutava o exemplo de jogo que vinha no CD quase todos os dias. E volta e meia me pegava pensando naqueles reinos incríveis e tão bem detalhados criados por Ed Greenwood. Minha parte favorita daquilo tudo, (além das miniaturas porque ainda era moleque rs!) certamente eram os livros de cenário, com contos, descrições dos vales, dos reinos e tudo sobre os heróis daquela terra cheia de magia, que cada vez mais eram familiares pra mim. Ao ler tudo aquilo era como se eu pudesse fazer parte daquele universo de fantasia e aos poucos, me aprofundando nas regras, criando meus próprios personagens e vendo edições posteriores, foi o que pouco a pouco aconteceu.

A 3a. Edição, e logo em seguida a 3.5, foram o golpe de misericórdia que selou o carinho que sinto até hoje pelo cenário. O icônico livro de Forgotten de capa branca é ate hoje um dos melhores e mais bonitos livros de RPG que já vi. Suas 320 páginas potencializaram infinitamente as possibilidades de aventuras e enriqueceram sobremaneira o cânone do cenário, e fizeram dele o maior e mais completo de fantasia já lançado. Foi uma época áurea onde conheci a maioria dos grandes amigos que tenho até hoje e que colaboram de forma direta ou indireta aqui no Blog.

Como toda boa história tem um declínio dramático antes do ápice e encerramento, essa não poderia ser diferente. Com o advento da 4a. Edição, quase tudo foi por água abaixo. As novas regras na minha humilde opinião, ficaram ótimas para um jogo de tabuleiro, mais pouco dinâmicas para uma sessão de RPG. Os combates eram longos e maçantes, as fichas e poderes eram "quadrados" e repetitivos lembrando mais um MMO, ou como ja citado, um boardgame, separando demais a interpretação da ação. Se fosse somente esse o problema, o prejuízo não teria sido tao grande. tudo o que o cenário tinha de melhor foi completamente obliterado com uma praga mágica e um salto cronológico de 100 anos. Todos os grandes personagens, (com exceção de Elmister, Drizzt e meia duzia de gatos pingados) que protagonizavam inúmeras histórias que eram conhecidas até então, já não existiam mais, fazendo com que os livros de referências antigos não valessem mais nada,a não ser para matar a saudade. Alguns reinos haviam mudado ou desaparecido e o próprio mundo já não era mais o mesmo em sua essência, pois ele tinha sido fundido a outro, jogando numa vala comum, tudo o que vinha sido construído por décadas até então.(Para mais informações leia o post sobre o Evento do The Sundering). Essa edição acabou com tudo o que eu realmente gostava e admirava, tanto no sistema, como no cenário, e aos poucos, o nosso grupo foi desanimando, debandando ate praticamente se desfazer...

Até que anos depois, quando Forgotten já não passava de uma sombra saudosa em nosso passado, foi anunciada a 5a. Edição, e junto com ela, o The Sundering. Ambos carregavam a promessa e a responsabilidade de trazer a essência das antigas edições que fizeram do cenário o que ele é hoje, e o dinamismo que consagrou o sistema D&D ao longo do tempo. E para nossa surpresa, eles realmente conseguiram ambos. Trouxeram aquele sentimento antigo a tona, ressuscitaram com um bom argumento muitos personagens queridos e com isso, deram um novo folego para nosso grupo, que aos poucos ficou curioso, foi experimentando a nova proposta, desenferrujando, até estar de volta outra vez com nossa força total ao sistema e cenário que nos uniu a muitos anos atrás. Com todas as nossas novas campanhas e contos tendo com o pano de fundo os eventos da Separação, nada mais justo do que batizamos nosso projeto online que serviria como guia de referencia de regras e campanhas para nossos grupos como; The Sundering Tales (Os Contos da Separação).


ORIGINAL TST vs OFICIAL WotC

Para a grande maioria dos bons entendedores essas descrições por si só já são autoexplicativas. Mas eu prefiro deixar bem claro de ante mão tanto aqui, como em nossos diários de campanha, (principalmente naqueles de aventuras e sagas lançadas pela Wizards e que são adaptadas as nossas campanhas) que; "Qualquer semelhança com a aventura oficial é mera coincidência". Temos diferentes perfis de jogadores, mas pelos anos de experiência e vontade de "deixar a sua marca no mundo" da maioria, as campanhas costumam focar mais no "roleplay" e interação social, do que no clássico "matar pilhar e destruir", o que é ótimo, pelo menos para mim que me divirto demais com as reviravoltas, mas todas essa improvisação costuma levar a maioria das aventuras para muito além do descrito nos livros, as vezes beirando o limiar do impensável e imponderável (acredite em mim, eles são capazes de tudo e sabem disso rs!). 

Em respeito aos mais fanáticos, e também por organização e melhor navegação para os novos viajantes dos Reinos Esquecidos, iremos sempre mencionar e separar os elementos autorais como "Originail TST", (geralmente na aba Sundering Tales) e os cânones, como "Oficial WotC", (na grande maioria nas abas Forgotten Realms ou D&D5).


POR FIM...

Diversão é o que move esse blog e o que nos leva a continuar jogando, e os Reinos Esquecidos são apenas a nossa ferramenta para alcançar esse objetivo. Com a correria do dia dia, trabalho, família e estudos, postamos muito menos do que queríamos e jogamos, por isso o "evento" de jogar RPG se tornou para nós, muito mais do que um hobby. Cada sessão é para nós um grato exercício para fortalecer nossas longas amizades, dar uma pausa nos problemas diários, sorrir e de quebra, fazer o que é certo, nem que seja apenas por duas horas, ao redor de uma mesa com uma enorme garrafa de coca, chutando a bunda de vilões, sendo heróis em sua essência, em um mundo fantástico, perigoso e ao mesmo tempo tão mais justo e harmonioso se comparado com o nosso.

Enjoy!

0 comentários:

Postar um comentário