terça-feira, 19 de abril de 2016

Forgotten Realms - A Profecia de Elliandreth


A origem da Separação atual está ligada de alguma forma ainda não muito clara ao primeiro cataclismo que ocorreu cerca de 17.600 CV, quando um ritual de alta magia élfica deslocou o tempo para frente e para trás ao mesmo tempo para criar a ilha de Evermeet (Encontro Eterno), fato esse descrito na obra homônima de Elaine Cunningham em 1998. Momentos antes do primeiro cataclismo ter início, Elliandreth de Orishaar teve uma visão e escreveu uma profecia sobre um terceiro cataclismo, que continha a seguinte mensagem: 


"Quando começarem as provações, 
na alma rasgada pelo desespero da solidão, 
o caçador esperará sozinho 
  Os Companheiros que ressurgirão de seus curtos confinamentos 
ligados pelo destino 
de unirem-se contra um inimigo em comum." 

Quando as sombras caírem, 
pela aliança inquebrável de um juramento infernal 
a caça dos irmãos arruinados, 
O Nascido dos Deuses aparecerá, 
na erigida abadia da rosa abençoada, 
ascendendo para perder a centelha divina. 

Quando o tempo da colheita chegar, 
com uma sinistra missão alimentada por um ódio inflexível, 
os obscurecidos ceifadores irão procurar. 
E A Adversária fará frente 
aos inimigos forjados pelo demônio, 
se opondo aos planos tortuosos do inferno. 

Quando a tempestade nascer, 
como as águas de um temporal que se levanta indiferente 
a promessa de esperança que continua a brilhar. 
O Salteador contemplará o olhar fixo 
do escolhido nascido do amanhecer, 
transformando as trevas em luz. 

Quando a guerra estiver perdida, 
 através dos campos de batalha 
abalados pelo terremoto 
as legiões veteranas marcharão, 
mas O Sentinela fugirá com a realeza outrora orgulhosa, 
protegendo o frágil coração devoto. 

Quando o flagelo assolar a costa, 

e o necromante estiver a uma passo dos senhores do firmamento 
Um brado uníssono vindo de muito longe o desafiará. 
 Mais uma vez reunidos, Os Forasteiros elegidos pelos deuses lutarão, 
mesmo sabendo que as marcas de seu desafio temerário 
poderão jamais ser apagadas 

  Quando o fim estiver próximo, 
com as estrelas bloqueadas pelo gelo imóvel, 
as ameaças triplas esperarão, 
e O Arauto irá proclamar, 
em meio a miserável ruína da guerra, 
o anúncio da morte de uma era." 

 - Elliandreth de Orishaar


Nota do Tradutor: A tradução acima tem algumas leves alterações em relação ao original principalmente nas preposições para que ela tenha um sentido melhor na língua portuguesa sem perder seu ar misterioso e poético. Existe também uma inserção de mais um verso, o sexto, onde a profecia fala sobre Os Forasteiros. Ele é um texto não oficial e autoral, que funciona como pilar para o desenvolvimento da campanha homônima transcrita aqui no The Sundering Tales. Para ler o original, clique Aqui.


DESVENDANDO OS VERSOS 

Os Companheiros (The Companions)


Os primeiros sinais da Separação descritos por Eliandreth referem-se a ninguém menos do que Drizzt Do´Urden, recém desperto de um estado de inconsciência, após ser gravemente ferido em um brutal encontro com a elfa Dahlia Sin'felle. Com seu destino na balança, ele reflete saudosamente sobre a vida dos aliados de confiança que estavam ao seu lado durante toda a sua vida. 

Enquanto isso, Regis, Bruenor e Cattie-Brie, reunidos no salão de Iruladoon, recebem a proposta de serem reencarnados pela vontade de Mieliki a fim de salvar o seu amigo drow, mais com a condição de viverem vinte e um anos de suas novas vidas sem nenhuma garantia de que eles vão sobreviver ou sequer conhecer Drizzt. Em meio a tantas transformações que já se apresentam nesse início do Terceiro Cataclismo, anos após o fim de suas primeiras vidas, eles aceitam os termos e retornam a vida em outros corpos sem lembranças de seus passados, sendo agora respectivamente conhecidos como Spider, Reginald Roundshield e Ruquiah. Depois de décadas separados, com cada um deles ultrapassando inúmeros percalços e desencontros durante suas jornadas pessoais nessas novas vidas, finalmente eles se reencontram de novo. 

Agora Os Companheiros finalmente estão mais uma vez reunidos, e juntos se se dirigem para encarar os desafios de uma nova era em Forgotten Realms, concretizando assim a primeira visão da profecia élfica.

O Nascido dos Deuses (The Godborn


Outra trama começa após os eventos vividos pelos Companheiros do Salão, The Godborn, ou O Nascido dos Deuses como a profecia destaca, revela novos heróis que deverão se erguer e agir de forma rápida e precisa para tentar impedir que as trevas dominem os Reinos Esquecidos. 

Vasen, filho de Erevis Cale, torna-se então uma peça fundamental para o futuro de Faerûn. Vivendo em um remoto mosteiro situado entre os Picos do Trovão na Sembia, Vasen é assombrado por sonhos de seu pai, preso no inferno congelado de Cania. Ele sabe que chegará o dia em que ele deve assumir o seu papel no drama da revelação do divino através de Faerûn. Mas Vasen não sabe o que esse papel deveria ser, ou se ele está pronto para assumir. Apenas sabe o que seu pai diz-lhe em sonhos, que ele não deve falhar. 

Drasek Riven, um ex-compatriota de Erevis Cale, também é atormentado por sonhos sobre o futuro, mas ao contrário de Vasen, ele sabe o momento que deve agir. Shar, a grande deusa da escuridão, pretende lançar suas sombras pelo mundo para sempre. Riven vislumbrou o ciclo da noite que ela espera concluir, e ele sabe que tal feito deve ser interrompido. A grande questão é; Conseguirão eles realmente impedir esse avanço das sombras frustrando os planos da deusa da escuridão?

A Adversária (The Advesary


Uma a uma as visões de Eliandreth vão se concretizando, e o Terceiro Cataclismo parece realmente estar as portas. Citada como A Adversária, agora a tiefling Farideh se torna o foco de mais um desses eventos isolados que indicam a eminência de tal transformação nos reinos. 

Capturada por agentes Nethereses, ela é lançada em uma prisão ocupada por vários inimigos de Netheril. Contudo, ela vai descobrir que seus companheiros de cela não são simples pessoas, sendo elas conhecidas como os escolhidos, seres dotados de grandes poderes ocultos, algo que interessa muito ao reino de Netheril, seja para explorá-los ou destruí-los. 

Enquanto sua irmã junto de seus amigos cruzam os reinos para uma missão de resgate, a jovem Tiefling irá mergulhar em uma trama repleta de mistério que cerca os Nethereses ao lado de dois agentes Harpitas. Mas poderiam seus mais novos aliados serem inimigos do passado?

O Salteador (The Reaver)


Sem saber que seus atos repercutirão no conjunto de eventos que mudará o mundo em que vive, Anton Marivaldi, um renomado ladrão, com uma sede insaciável por recompensas e uma bússola moral que sempre o leva em direção a um mal ele nunca enfrentou, é o personagem que a quarta estrofe da profecia se refere como O Salteador

As chuvas que afligem o Mar das Estrelas Cadentes e as regiões costeiras que o rodeiam parecem não cessar. Colheitas estão sendo perdidas, as viagens e o comércio são temporariamente interrompidos, e as forças civilizadas estão abrindo caminho para os dilúvios causados pelas tempestades. 

Em pânico e desespero, muitos se voltaram para a deusa Umberlee, A Rainha das Profundezas, oferecendo-lhe sacrifícios, com a esperança de que eles serão poupados do acerto de contas inevitável de sua tempestade perpétua. 

Paralelamente, Evendur Highcastle, um capitão pirata morto-vivo, ressurge das profundezas para assumir o manto de Escolhido da deusa Umberlee, tirando proveito do desespero das pessoas para atacar reivindicando tanto o poder espiritual como temporal em seu nome.

O Sentinela (The Sentinel)


A cada dia que passa essa enorme trama prevista em sonhos e transcrita em versos envolvendo diversos personagens de diferentes pontos dos Reinos Esquecidos ruma para o seu inevitável fim. Mais uma prova disso é o envolvimento do paladino Kleef Kenric e seus feitos, que veem de encontro ao trecho da profecia onde ele pode ser identificado pela alcunha de O Sentinela

Kleef Kenric tem feito de tudo para impedir que forças sombrias continuem tirando vantagem do caos que está acontecendo nos reinos, sendo que após uma perigosa jornada, ele consegue abandonar a cidade de Marsember, que atualmente está sitiada por todos os lados de problemas. 

Acompanhando os eventos que estão envolvendo o The Sundering, ele embarca em uma nova aventura acompanhado de estranhos aliados, uma princesa guerreira, um talentoso ladino e um estranho homem que exala o odor da morte. Com as forças de Shadovar seguindo seus passos, eles embarcam para o Underdark a fim de impedir que o poder da deusa da morte cresça, porém no decorrer de sua aventura, Kleef descobrirá que seus aliados possuem segredos que poderão não só destruí-lo, como abalar todos os povos de Forgotten Realms.

Os Forasteiros (The Foreigners)


O sexto parágrafo, também conhecido como o verso perdido de Eliandreth, a elfa de Orishaar descreve as suas visões sobre as ações de quatro Forasteiros, trazidos abruptamente para Faérun pela vontade dos Deuses, vindos de outro plano material de existência distante a fim de cumprirem suas demandas, tornando-se agentes modificadores nesse novo mundo e desempenhando um papel fundamental em meio esse turbilhão de transformações que levará ao desfecho denominado por ela como A Separação

Entre deuses e mortais, heróis improváveis se unem para impedir os poderes das sombras, enquanto o The Sundering é definido em seu curso. Arfell, Fhernak, Fenordan e Leorn são lançados em um mundo completamente avesso as suas realidades, tomado por conflitos e em plena transformação. Escolhidos pelos deuses e lançados em diferentes pontos da Costa da Espada, eles tentam descobrir o propósito de suas vindas e o papel que terão de desempenhar nesse conflito que se anuncia, enquanto buscam se adaptar, sobreviver e reagrupar. 

Durante essa jornada, por obra do acaso ou do destino, eles acabam cruzando o caminho dos temíveis Magos Vermelhos de Thay, se envolvendo em uma trama sombria arquitetada pelo próprio lich necromante Szass Tam. Que há muito tempo tem acumulado poder e conhecimento para concretizar seus planos de extermínio em Faérun, e que agora, com o advento do Terceiro Cataclismo, e dos canais de poder divino na figura dos Escolhidos, Szass parece ter encontrado o elemento que faltava para a realização de seus objetivos nefastos. Poderão Os Forasteiros impedi-lo?

O Arauto (The Herald)


Por fim, o caos agarra Faerûn com presunção, profecias e forças ancestrais misturam-se nas sombras lançadas pela guerra. Com a Separação as portas, Deuses e seus Escolhidos correm obcecados em suas manobras para tomar o poder. Enquanto agentes de Shadovar escondem-se aos arredores da Fortaleza da Vela em busca dos segredos arcanos que irão equipar a sua máquina de guerra em direção a Myth Drannor. A grande ameaça predita pela antiga vidente em fim se concretiza. 

No centro de tudo isso, Mystra, a grande deusa da magia, se retira do mundo. Sem sua proteção, Elminster, seu maior campeão, teme pela Weave, a tecitura mágica que Mystra usa para ligar Faerûn. Com Mystra ausente, poderia a profetisa das sombras Shar, amante da grande e temível Shadovar, aproveitar-se da oportunidade para cobrir o mundo com sua Trama Sombria? 

Com a ajuda de Storm Silverhand e sua protegida Amarune, O Arauto trabalha freneticamente para fortalecer as amarras da Weave e evitar o que parece ser um acerto de contas inevitável. Mas outros interesses maquinam em paralelo para alcançarem seus próprios fins sinistros...

0 comentários:

Postar um comentário